- Área: 9826 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Filippo Bamberghi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Unindo a experiência única de um hotel cinco-estrelas ao conforto de uma residência, a rede hoteleira “Four Seasons” inaugura seu primeiro empreendimento de “Private Residences” na América do Sul, com interiores assinados por Arthur Casas. Com conclusão prevista para o segundo semestre de 2018, as 84 unidades residenciais estão localizadas nos últimos doze andares do Four Seasons Hotel & Private Residences São Paulo, na Avenida Nações Unidas – projeto do escritório americano HKS Architects em parceria com o escritório brasileiro Aflalo/Gasperini.
O design de interiores reflete a elegância clássica da marca do Hotel, sem perder a identidade do Studio; desde a chegada pelo hall de entrada, seguindo ao lobby, depois à área de elevadores, às áreas comuns e então as variadas soluções de plantas dos apartamentos, pode se observar ambientes sóbrios e minimalistas, que combinam peças de design nacional e internacional.
O hall de entrada se apresenta como uma espécie de túnel, revestido de madeira das paredes ao forro, com baixa iluminação indireta; o pé-direito baixo configura um ambiente intimista, que conduz ao lobby. Em contraste com o ambiente anterior, o lobby tem uma estética mais grandiosa, cenográfica e dramática. Isso por causa do pé-direito duplo e da abóboda revestida de elementos geométricos no teto. Tal contraste na transição dos espaços é um convite aos hóspedes para que possam experienciar uma vivência diferente por meio da arquitetura.
Nos quatro diferentes tipos de plantas de apartamento, variando de 92m² a 213m², os ambientes são dominados por tons neutros e materiais nobres como piso de carvalho francês importado e mármore grego nos banheiros. A atmosfera atemporal e acolhedora se adequa a diferentes tipos de residentes, permitindo que cada um imprima seu toque pessoal à decoração com a adição de novos elementos.
Além do piso e o dos revestimentos, a escolha do mobiliário também segue a mesma linha neutra, em tons variando do bege ao marrom. Detalhes em couro e metal trazem conforto e sofisticação aos espaços, projetados para oferecer a melhor experiência possível. Desenhados por Arthur Casas, assim como os painéis e os elementos geométricos do forro, a marcenaria inclui gabinetes retilíneos e poucos detalhes. As portas em madeira são grossas e vedadas para garantir uma excelente performance acústica e um sono de qualidade aos residentes. Nas cozinhas – integradas com o espaço de estar -, o design minimalista aposta no branco total para criar um ambiente leve e contemporâneo.
A área comum entre os apartamentos residenciais conta com biblioteca, ambiente de estar, cozinha e bar para atender ao propósito de um espaço multiuso para lazer, descanso e eventos. Projetada para funcionar como uma extensão dos apartamentos, ela traz um mix de objetos de design nacional e internacional, com estética sóbria e elegante.
O projeto de iluminação, feito em parceria com o escritório FOCO, é automatizado e programado para diferentes cenários, apresentando diferentes ambiências para as Private Residences. O uso de luz indireta também foi amplamente explorado, estrategicamente colocando em foco a marcenaria e a escolha de mobiliário. Durante o dia, grandes janelas garantem a luz natural e presenteiam com uma vista privilegiada da capital de São Paulo.